segunda-feira, 4 de julho de 2016

Pétala e orvalho

A força resulta da delicadeza. Não do movimento completo, mas do gesto insinuado. Do contrabaixo que, embora não faça a melodia, sustenta-a. De olhares trocados em uma esquina qualquer, fagulhas de um amor possível.

Uma vida plena é inconclusa. Termina com reticências...

Admirar heróis anônimos, ouvir a música através de seus silêncios, preferir sonatas às sinfonias, réquiens a concertos. Atentar para o lusco-fusco, caminhar pelas vielas escuras do coração, gostar até mesmo da casa vazia e do frio da madrugada, alegrar-se ao sentir o cheiro de mato pela manhã.

Mirar o orvalho. Captar sua dimensão infinita através do mergulho do olhar. Tanto faz se à noite ou ao amanhecer. O importante é abrir as comportas da imaginação, por meio de um impulso que só uma gota de orvalho pode dar.

Quero a força do orvalho, pequenas gotas que nos levam a imaginar um dilúvio. Uma réstia de sol a nos surpreender na aurora, e ficamos ávidos por sair da cama, abrir as janelas e abraçar a existência como um todo.

Assim, brincando de esconde-esconde com a vida, descobre-se, a cada instante, o inaudito, acorda-se com gnomos. Eles nos acompanham ao longo do dia, fazendo-nos perceber os pormenores fantásticos que nos cercam, reconduzindo-nos ao presente, ensinando, enfim, sobre o amor.

É difícil ser leve, gracioso e certeiro. A facilidade do ato, a beleza do movimento, o alvo atingido: eis a força! Querendo, mas sem se importar. Atento ao instante, mas com resguardada indiferença.

Não desejo vida cheia. Anseio vida plena. Repleta de insinuações. Amores inconclusos. Dores insuspeitas. Tropeços luminosos à noite. Metáforas curtas, ao invés de frases longas.

Dessa efêmera pétala chamada vida, desejo ser o orvalho.

2 comentários:

  1. Pena que são poucas pessoas que lêem palavras bonitas e não incluem em sua vida. Pra muita gente são palavras que só o vento ouve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não se calar. Extrair do silêncio o sentido das horas. :)

      Excluir

Comentários desrespeitosos não serão aceitos.